quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

           Definição de Inquérito por Questionário

O inquérito por questionário é uma técnica de recolha de dados mais simples e acessível. Utiliza-se para conhecer as atitudes, opiniões, as preferências ou os comportamentos que quem questiona pretende entender e estudar. É constituído por perguntas ordenadas de determinada ordem. Deve ter um planeamento prévio: quem se irá inquirir, o que se pretende saber, o que se irá perguntar, como se irá fazer a recolha de dados e como irão ser tratados. Só depois é que se deve efectuar a realização do inquérito.

Vantagens e Desvantagens do Inquérito como Técnica de Investigação

Um inquérito por questionário pode ser constituído por questões fechadas, abertas e semiabertas.
Em relação às questões fechadas, têm vantagens na medida em que condicionam as respostas aos inquiridos e favorecem quem analisa o inquérito. Este tipo de questões são desvantajosas, pois existe pouca profundidade de informação.
Em relação às questões abertas a desvantagem é que o tratamento de dados é mais difícil, mas em contrapartida os dados são mais ricos pois reflectem a opinião do inquirido face à pergunta.
Por último, as questões semiabertas evitam as limitações das questões fechadas e das questões abertas, são porém, uma conjugação das duas. 

A Aplicação do Inquérito por Questionário

Este inquérito, ao contrário do primeiro realizado pelo grupo 1, abrangeu não só alunos da escola, como pessoas exteriores à comunidade escolar. Esse grupo de pessoas que respondeu ao inquérito recebeu o link através de e-mail.
O grupo esperava receber mais respostas, o que não sucedeu.
As conclusões tiradas não podem ser generalizadas pois o número de respostas foi bastante baixo (31).


5 comentários: